domingo, 1 de fevereiro de 2009

Os Batistas

Após a reforma religiosa na Inglaterra, quando foi estabelecida a Igreja Anglicana, em 1534, surgiu o movimento denominado Puritano. Entre tais puritanos havia alguns grupos que defendiam um sistema eclesiástico congregacional, o batismo voluntário e a separação da igreja e estado por influência dos Anabatistas, movimento surgido em 1525. Entre essas congregações separatistas destacava-se a de Gainsborough, liderada por John Smith e, mais tarde, por Thomas Helwys. Pouco depois, em 1640, outros separatistas de teologia Calvinista passaram a pregar o batismo por imersão como a forma simbólica ensinada no Novo Testamento e a melhor maneira de representar o novo nascimento. Assim, em 1644, a confissão de fé desses grupos, já conhecidos como Batistas, registrava um Calvinismo moderado, o sistema eclesiástico congregacional, o batismo voluntário por imersão, a separação entre igreja e estado e a liberdade religiosa. Os batistas modernos nasceram, então, dos separatistas ingleses em conjunto com os imersionistas surgidos posteriormente e ambos defendiam uma herança de princípios anabatistas.

OS BATISTAS NA AMÉRICA DO NORTE
Com a chegada dos colonos ingleses em terras norte americanas, na sua maioria em busca da liberdade religiosa que não possuíam no velho mundo, tem início a obra Batista no novo continente. A denominação Batista americana expandiu-se muito mais no sul dos EUA, onde encontra-se atualmente a maior convenção Batista do mundo, a do Sul, a qual pertence a Junta de Richmond, que enviou os primeiros missionários ao Brasil. Os Batistas norte americanos possuíam, então, uma teologia calvinista, um padrão de vida puritano e uma eclesiologia landmarquista (movimento radical e extremista que via nos Batistas os únicos descendentes dos cristãos do Novo Testamento).
OS BATISTAS NO BRASIL
Thomas Jefferson Bowen era missionário americano na Nigéria, África, trabalhando entre os nativos da tribo Yoruba. Depois de algum tempo na África, retornou aos EUA e foi enviado em 1860 para o Brasil, uma vez que muitos escravos que falavam o dialeto yoruba, (língua corrente entre os negros traficados) podiam ser alcançados. Oito meses depois, devido a problemas de saúde e pelo impedimento das autoridades de pregar o evangelho, visto que sua mensagem se distanciava dos ensinos católicos, até então a religião oficial do país, Bowen precisou retornar ao seu país, desta vez em definitivo. Tempos depois, um grupo de colonos norte americanos, sulistas derrotados na guerra entre o sul e o norte (1859-1865), desembarcou no Brasil, em Santa Barbara do Oeste, SP. Grande parte destes colonos eram de origem protestante e em 10 de setembro de 1871 eles organizaram a Primeira Igreja Batista em terras brasileiras, sob a coordenação do pastor RichardRatcliff. No início os cultos ainda eram em inglês, o que afastava os habitantes locais. Os primeiros cultos em português só ocorreram dez anos depois, com a chegada ao Brasil do missionário William Buck Bagby e sua esposa Anne (foto), que rapidamente aprenderam o português, no Colégio Presbiteriano de Campinas. Um dos instrutores do casal foi o ex-padre Antônio Teixeira Albuquerque. Sacerdote católico na província de Alagoas, ele converteu-se ao protestantismo sozinho, ao estudar a Bíblia. Depois de abandonar a igreja de Roma, o ex-padre peregrinou pelo Brasil até chegar a Campinas, onde tornou-se o primeiro brasileiro a ser consagrado pastor batista. A conversão do católico, contudo, foi uma exceção. Falar do Evangelho naqueles dias era motivo de perseguições e, até mesmo, espancamentos. Tudo por causa da intolerância religiosa patrocinada, principalmente, pela Igreja Católica. Certa vez, o casal Bagby estava realizando um batismo numa praia do Rio quando foram interrompidos pelos gritos de "hereges" por uma multidão enfurecida. William foi detido por um homem que afirmava estar cumprindo ordens do chefe de polícia. Na verdade, a prisão fora ordenada por um padre, irritado com o trabalho dos missionário batistas. A situação só foi contornada graças aos jornais da cidade, que descobriram a artimanha e publicaram reportagens condenando o comportamento das autoridades. A repercussão foi tanta que a polícia acabou sendo forçada a dar cobertura aos cultos dos crentes. Naquele mesmo ano de 1881, o casal Bagby, auxiliado por outra dupla de missionários, Zachary e Kate Taylor, deram seqüência ao seu plano evangelístico e decidiram pregar nos grandes centros urbanos do Brasil. Para tanto, viajaram até a Bahia e no dia 15 de outubro fundaram a primeira Igreja Batista do Brasil, em Salvador - na época, a segunda maior cidade do país, com 250 mil habitantes. O sucesso do trabalho no nordeste encheu William Bagby de coragem, e ele resolveu vir para o Rio de Janeiro, onde fundou uma congregação no bairro Estácio que, logo de início, conseguiu a adesão de quatro pessoas. Com a abertura do campo missionário brasileiro através do sucesso de Bagby, as organizações batistas americanas resolveram investir. Os obreiros americanos que aqui chegavam traziam consigo o modelo de igreja que conheciam na sua terra natal, implantando a estrutura eclesiástica americana. Além da estrutura cuidadosamente organizada, as igrejas brasileiras fizeram questão de manter o modelo congregacional de governo, caracterizado pela autonomia de cada igreja local – uma marca dos batistas que predomina hoje. Com o tempo, as comunidades foram adaptando seus costumes à realidade brasileira, mas sempre mantendo a identidade.
À medida que as igrejas batistas se multiplicavam surgiu a necessidade de reafirmar o ideário do segmento. Essa tradição ideológica jamais se perdeu no tempo, graças à estratégica propagação através de publicações como livros, Bíblias, revistas de estudo e jornais. A tradição batista legou aos evangélicos brasileiros outra preciosidade: o Cantor Cristão, que eternizou centenas de hinos cantados até hoje por crentes de todo o país. Da primeira edição, de 1891, até hoje, as páginas do Cantor têm sido fonte de louvor e inspiração. Dos hinos do acervo, mais de 100 foram compostos ou traduzidos pelo missionário e músico judeu polonês Salomão Luiz Ginsburg, que viveu 37 anos no Brasil. Ginsburg é considerado por muitos o mais importante hinologista brasileiro. Mas também foi um evangelista de visão avançada para o seu tempo. Coube a ele o mérito de ter sido o primeiro a imaginar uma associação que agrupasse todas as igrejas da denominação em 1894. As idéias de Ginsburg acabaram influenciando a história de Igreja Batista Brasileira. Como as congregações do início do século não tinham condições de, sozinhas, alcançar todo o território brasileiro e o exterior, em 1907 surgiram duas grandes entidades missionárias: a Junta de Missões Nacionais (JMN), e a Junta de Missões Mundiais (JMM). Hoje, esses departamentos contam com quase mil missionários espalhados pelo Brasil e pelo mundo todo. Também no início deste século, as igrejas passaram a se agrupar nas chamadas convenções, com o objetivo de gerir causas comuns como o trabalho de missões e a manutenção de seminários, orfanatos, asilos e colégios. Essa estrutura ampliou-se, buscando a cooperação entre as igrejas . Surgiu assim a CBB – Convenção Batista Brasileira, que abriga hoje aproximadamente 5,6 mil igrejas da denominação, com quase 6 mil pastores e aproximadamente um milhão de membros. A convenção mantém atualmente mais de 500 missionários no exterior.

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